Colégio Messina

Quem Somos

Colégio Messina - Unidade I

Retornamos para o ano de 1998 quando a Senhora Solange Messina, mãe das jovens Michelle e Danielle, na época, ambas em idade escolar, idealizou a fundação de uma escola diferenciada para o bairro de São Miguel Paulista.

Como de costume, todos os dias após o retorno de seus colégios de mais um dia de estudos, à noite reuniam-se a família na sala para discutirem temas como lição de casa, matéria nova, enfim, tudo o que se passara durante o dia. Numa dessas reuniões a Sra. Solange, experiente e empreendedora, após uma de suas introspecções, realçou uma preocupação sobre o desnivelamento das oportunidades que a sociedade impõe às crianças na fase escolar de forma injusta pela condição financeira de cada um.

Resolveu então, juntamente com suas filhas, criar uma escola voltada às crianças de São Miguel Paulista, oferecendo ensino de primeiro mundo nas condições e realidade daquele público. Nascia assim, num prédio da Avenida Oliveira Freire, a Escola Infantil Caminho Suave, nome este sugerido pela Sra. Solange em homenagem a cartilha Caminho Suave, criada pela educadora Branca Aves de Lima, cartilha muito utilizada na alfabetização das crianças da década de 1960.

O começo poderia ter sido igual às centenas de "escolinhas" que existiam na região. Porém, o fator comercial embora importante e necessário, não era o mais importante, mas sim o ideal delas três em criar uma escola com diferencial na educação e alfabetização das crianças, e de forma descente, que pudesse receber em condições dignas seus alunos, bem como devidamente regularizada junto aos órgãos responsáveis.

Parque - Colégio Messina Unidade I

Tão grandes quantos os ideais, foram os obstáculos que surgiam durante todo esse percurso, mas não suficientes para desanimar ou destruir o sonho da família Messina, que finalmente em 1999 começam as atividades da Escola Caminho Suave. Eram três salas de aula no andar superior e o parque de Atividades extracurriculares no pavimento térreo. A escola ficou pelo menos um ano em maturação com pouquíssimos alunos, mais uma vez falou alto a determinação e a persistência das não mais, mãe e filhas e sim das sócias: Solange, Michelle e Danielle.

Superado o período de maturação da Escola bem como todos os problemas burocráticos, como diz a velha máxima "após a tempestade vem a calmaria", em resposta ao excelente trabalho realizado por todos os funcionários daquela pequena, porém excelente escola Infantil, em oito anos o número de alunos cresceu, os alunos que ingressavam ainda "bebês" cresciam com a escola, e o trabalho e a dedicação de todos eram coroados pela satisfação e o reconhecimento por parte dos pais, os quais faziam o grande papel de divulgadores do nome da escola, ainda como uma alternativa, quase que única, no sentido da confiança e do retorno de seus investimentos.

Desta forma, tornou-se inevitável a crescente necessidade de investir em um espaço maior para ampliar as séries superiores aos estágios do Maternal, Jardim e Pré.

Colégio Messina Unidade II

Então no ano de 2006, após um esforço concentrado da família Messina, agregado à confiança no futuro pelo exemplo do passado de muito trabalho, modulados pelo incentivo dos pais os quais clamavam pela ampliação da escola com mais cursos, foi realizado um grande investimento: a aquisição do prédio na Rua Santa Rosa de Lima com travessa da Rua Doutor Jose de Porciúncula.

Era uma construção enorme, porém, abandonada desde sua construção, mas que serviria para os devidos fins. A reforma do prédio dentro dos padrões de qualidade predefinidos pela família foi grande, mas, resultou numa escola digna de receber os antigos e novos alunos que vinham não só da região de São Miguel Paulista, mas também de toda a Zona Leste.

Totalmente diferente do antigo prédio que também viera a passar por grandes reformas, agora as crianças poderiam contar com mais nove salas de aula, espaçosas, todas com excelente ventilação, área de lazer, espaço para atividades recreativas, biblioteca, laboratório de informática, refeitório, berçário, área restrita de Parque para crianças do Infantil, equipamentos para desenvolvimento físico, jardim, sala equipada para aulas de dança, televisores em vários ambientes da escola, instalação do sistema de para-raios, tudo para atender bem e de forma diferenciada ao público fiel. Mas o tempo passa e tudo se transforma em nome da modernidade, aquelas que eram pequenas meninas, tornaram-se jovens e experientes empresárias.

Em 2008, a Sra. Solange, uma das fundadoras da escola, deixa o quadro social, permanecendo as duas sócias Michelle e Danielle. Com novas ideias e arrojos, percebem que aqueles que antes eram "bebezinhos" estavam ficando mais altos que elas, então, é chegada a hora de se alterar o nome: de Escola Caminho Suave, para Colégio Messina, dando corpo ao ensino fundamental e preparando para as demais séries do colegial.

Colégio Messina - Corredor

Necessários se faziam os novos investimentos na busca de profissionais capacitados da área para atender a demanda das dezenas de novos alunos que o Colégio absorvia anualmente. Também em 2008, as mantenedoras do colégio Messina, numa ação ousada, resolviam de comum acordo em construir na parte superior do prédio uma quadra poliesportiva, onde os alunos passariam a realizar as aulas de futebol, capoeira, danças e também todas as atividades de educação física.

Em 2010 o colégio Messina passou a ter um dos mais modernos sistemas de circuito interno de Televisão, pelo qual todas as dependências do colégio são devidamente monitoradas, e suas imagens armazenadas em um banco de dados protegido e devidamente amparado na legislação vigente.

Neste mesmo ano o colégio criou seu brasão cuja heráldica encontra-se divulgada nos meios de comunicação como: Orkut, Facebook, Twitter e em seu próprio site.

Atualmente o Colégio Messina mantém sua trajetória de crescimento com projetos de ampliação do seu potencial, contudo, sem deixar que a qualidade de seus serviços e tradição de uma grande organização seja abalada. Sempre levando a todos aqueles que acreditam e confiam na equipe Messina a confiança no nosso velho slogan que diz "Colégio Messina a extensão do seu lar".

Agradecemos a confiança em nós depositada.

Colégio Messina.

Colégio Messina Colégio Messina

Unidade I
Rua Santa Rosa de Lima, 240
São Miguel Paulista - São Paulo/SP - CEP: 08080-000

(11) 2581-3075

Unidade II
Avenida Oliveira Freire, 675
São Miguel Paulista - São Paulo/SP - CEP: 08080-570

(11) 2581-3074

atendimento@colegiomessina.com.br